quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma importante função

A definição dos padrinhos de casamento é muito importante para qualquer casal. Normalmente, eles são escolhidos por serem pessoas que, de alguma forma, fazem parte da vida dos noivos.

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra padrinho significa testemunha de batismo, casamento ou duelo. No caso do casamento, eles são as testemunhas da união do casal.
 
Até pelo importante papel que eles têm neste grande dia, é comum que surjam aos noivos algumas dúvidas: precisamos presenteá-los de forma especial? Qual a quantidade ideal de padrinhos?

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas da cerimonialista Dionete Lemos, confira:

- No casa da igreja católica, há uma quantidade definida de padrinhos. Atualmente, podem no máximo quatro casais de cada lado, além dos pais.

- Em outro templo a quantidade é liberada.  Mas a dica é usar o bom senso sempre!

- Para o civil no cartório ou no local da recepção, legalmente, são necessárias duas pessoas para testemunhar.  Mas isso pode ser mudado conforme o espaço disponível e a vontade do casal.

- É de bom tom presentear os padrinhos de forma diferenciada.  Os noivos podem fazer isso na hora da entrega dos convites, por exemplo.

- O presente fica a critério do casal. Sugestão: um vinho, uma caixa de doces, um mini bolinho ou uma gravata para o padrinho usar no dia como padrão e outro presente para a madrinha.

- Quando os padrinhos não formam um casal (por exemplo, ela é parente da noiva e ele, um amigo), é preciso dar convites diferentes. Afinal, são pessoas distintas que apenas terão a mesma função no dia. Os noivos não podem se esquecer disso.

- Na hora da festa os padrinhos não precisam ter, necessariamente, uma mesa diferenciada. O que se pode fazer é reservar mesas para todos os padrinhos e diferenciar a mesa da família dos noivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário