quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Bate-papo com Bia Andrade - Bia Design Convites


O convite de casamento é fundamental. Para isso, contratar um profissional experiente e de bom gosto deve ser o primeiro passo. Nesse intuito, convidamos a parceira de trabalho, administradora de empresas e proprietária da Bia Design Convites, Ana Beatriz Andrade, para falar um pouco do segmento o qual é apaixonada e dar algumas dicas infalíveis na hora de escolher muito bem o modo como irá convidar familiares, amigos e conhecidos para o casamento. A empresa também faz convites para aniversários, batizados, infantil, chá de cozinha, chá bar, 15 anos e outros, sempre personalizados.


Como você começou no ramo?
Comecei em 2002, ano em que me casei. Sempre fui muito festeira, sempre gostei muito de organizar festas e adoro detalhes! Durante os preparativos do meu casamento, gostei muito daquela fase e como fiz Administração de Empresas pensando em ter meu próprio negócio, não pensei duas vezes em partir para esse segmento.

Porque é importante que o convite de casamento seja entregue em mãos aos convidados?
Porque mostra o cuidado e o carinho com que o casal escolheu aquele convidado. Além de muito elegante entregar os convites em mãos, é muito educado!

Modelo Carteira com Capa Pergaminatta:

                                         
Qual a tendência de convites para casamento?
A tendência é convites off-whites e com monogramas personalizados (feitos apenas para aquele determinado cliente). Para acabamentos, faixas de papéis e forros estampados (com desenhos que nossa designer faz a criação) também estão em alta. Para os mais modernos, listras e arabescos também são tendências!
A cor do convite deve combinar com os tons da festa também? Como mesa, bem-casados, lembrancinhas e outros?
Esse detalhe não é uma regra na etiqueta matrimonial, porém, tem muitas noivas que gostam de trabalhar uma identidade visual no casamento, ou seja, predomina-se uma estampa, desenho ou cor, desde a papelaria (convites, tags, menus, save the dates, etc) até os detalhes da decoração, como almofadas, souplats forrados com tecidos, abajures forrados também com tecidos, etc.

Qual o modelo, cores e tamanhos que são os mais pedidos?
Os modelos mais escolhidos são os retangulares tipo carteiras, com detalhes de faixas de papel, forros de papel nos envelopes ou laços Channel, que estão sendo muito usados no momento. Porém, os modelos clássicos (modelos com a aba em bico) ainda agradam muito as noivas românticas e clássicas, que preferem algo bem tradicional.


Modelo listrado com laço Channel:

     

Qual foi o convite mais inusitado que já fez?
Foi o de um casal que se casou na praia e fizemos um convite em papel vegetal azul, enrolamos o convite e colocamos-o dentro de uma garrafinha de vidro. Finalizamos com laços de fita do Senhor do Bonfim (Bahia) nas garrafinhas. Bem original, porém, inusitado! Ficou a cara dos noivos!

O que os noivos devem evitar na hora de escolher ou entregar o convite?
Na hora da escolha os noivos devem evitar os exageros nos convites, tipo: muita informação no layout que dificulta a leitura e polui o visual, acabamentos que dificultem o convidado abrir o convite e além disso, nunca misturar estilos de fontes no layout, ou seja, ou o convite terá um layout clássico com fontes cursivas e clássicas ou terá um layout moderno com fontes modernas. Na hora da entrega, os noivos devem ter cuidado para não amassá-lo ou sujá-lo e o ideal, é que o convite venha dentro de um saquinho celofane para a sua proteção.

Modelo carteira com faixa horizontal:
Qual a importância/função de uma cerimonialista no momento da escolha do convite?
A ajuda da cerimonial é fundamental na escolha do convite, pois muitas vezes, ela que ajuda a direcionar a noiva ao estilo do casamento. Afinal, se os noivos e o estilo do casamento são clássicos, os noivos deverão apresentar um convite mais formal. Se os noivos são despojados e o estilo do casamento é mais moderno, deverão apresentar um convite mais informal.

Quais as informações que não podem faltar no convite?
O convite deverá fornecer aos convidados as informações básicas como: data e horário da cerimônia, local da cerimônia com endereço, local da recepção com endereço e os dados do RSVP (confirmação de presença). Os endereços dos noivos, os nomes dos pais, endereços de sites dos noivos ou blog dos noivos são bem opcionais.



Aqueles lembretes de lista de casamento e confirmação de presença na festa devem ser anexados ao convite ou é uma atitude deselegante? Quais as opções que existem caso seja considerado “feio”?
A etiqueta matrimonial aconselha a não usá-los. O RSVP (confirmação de presença) hoje é muito usado fazendo parte do layout do convite (no rodapé), sendo assim, o cartão para o RSVP é desnecessário. Para as listas de presentes de casamento, o correto é fazê-la sim nas lojas, porém não divulgá-las no convite. Essa informação poderá ser dada verbalmente pela família, pelos profissionais que farão o RSVP e até mesmo pelos próprios noivos se os convidados perguntarem. Se o casal tiver um site ou blog, essas informações poderão estar disponíveis, assim como mapas de como chegar ao local do casamento, sugestões de hotéis para convidados de outras cidades, etc. 

Qual sua dica infalível aos leitores e casais que ainda não escolheram o convite e estão prestes a fazê-lo.
A minha dica é: quanto mais simples, mais elegante e fino! O segredo é: o menos é mais! Outra dica infalível é nunca deixar o convite sem a caligrafia em pena. Ela personaliza o convite com os nomes dos convidados, deixa-o ainda mais bonito e além disso, o convidado sentirá o cuidado e a preocupação que os noivos tiveram em “bem convidar”.

Bia, muito obrigada pela disponibilidade em responder as questões e esclarecer sobre a elaboração de um convite. Sucesso a você e toda sua equipe!
Grande beijo,
Equipe Dionete Lemos Eventos.

Um comentário:

  1. Agradecemos de coração a confiança em nosso trabalho!
    Que possamos trabalhar todos sempre juntos!
    Beijos com carinho,
    Bia e equipe
    Bia Design Convites

    ResponderExcluir