quarta-feira, 1 de junho de 2011

Saia justa: a lista de convidados

Fazer uma lista de convidados é um dos primeiros passos para organizar o casamento. É a partir deste número que serão tomadas todas as decisões, como escolha do local, quantidade de comidas e bebidas, lembrancinhas, entre outros detalhes!

Essa é também uma tarefa delicada, pois nem sempre é possível convidar todas as pessoas que o casal e seus familiares conhecem e gostariam de chamar.

Para não prejudicar a organização da festa e, ao mesmo tempo, não ser deselegante, é necessário ter muito jogo de cintura! Formulamos algumas perguntas e situações relacionadas à lista de convidados e pedimos a opinião da cerimonialista Dionete Lemos. Confira o que ela sugeriu:

Como dizer para os colegas de trabalho que eles não serão convidados para o casamento?
Neste caso, dizemos que gostaríamos que todos participassem conosco, porém, infelizmente, o casamento foi restrito apenas aos familiares. Quem quiser pode assistir  a cerimônia religiosa. Então, é válido colocar um convite em um mural, por exemplo, passando as informações.

Uma amiga pediu para levar uma pessoa que eu não conheço ao meu casamento. O que eu faço?
Aceita a companhia que ela gostaria de levar. Essas situações são atípicas e não vale a pena chatear a amiga. A resposta negativa pode resultar no não comparecimento dela.

Minha sogra traz toda hora nomes para a lista. O que eu faço?
Essa situação é muito comum e bem delicada! Temos duas situações: quando os noivos assumem todas as despesas do casamento, é mais fácil ter controle do número de convidados, mas, quando há ajuda dos pais, eles tendem a se envolver mais, inclusive na lista. Aconselho a ter muita paciência e com jeitinho colocar alguns limites, sempre usando o bom senso. Neste caso, é interessante lembra-lá da capacidade do salão.

Se uma pessoa me convidou para o seu casamento, sou obrigada a convidá-la para o meu?
Você não é obrigada a convidar ninguém por ter sido convidada, são situações distintas, isso não é gafe e nem deselegância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário