terça-feira, 5 de abril de 2011

Um casamento elegante regado com uma boa bebida

Todos os detalhes de um casamento merecem atenção, devem ser escolhidos de acordo com o gosto dos noivos, levando em consideração ainda o perfil dos convidados. Para definir a bebida, não poderia ser diferente, afinal, ela é um dos grandes atrativos da festa!

No momento de escolher o que será servido e a quantidade necessária, muitos fatores devem ser levados em consideração: horário e tipo de festa, quantidade de convidados, entre outros. Para todos estes detalhes, a ajuda de profissionais experientes se faz necessária.

Dionete Lemos tem, como um de seus grandes parceiros, o Empório Pavanelli, que trabalha com uma enorme variedade de vinhos. A tradição da loja fez com que entrevistássemos Daniele Pavanelli que, com muito conhecimento, esclareceu dúvidas e deu sugestões àqueles que preparam um elegante casamento.

- Quais são as bebidas ideais para uma festa de casamento?

Eu aconselho servir os Espumantes, pois são muito consumidos entre as mulheres e, ao mesmo tempo, agradam os homens.  Temos um imenso leque, afinal, a denominação abrange Champagnes, Proseccos, Cavas... É preciso lembrar um jargão muito utilizado: ” Todo champagne é espumante, mas nem todo espumante é champagne”. Quando a noiva vem até a loja e diz que quer uma bebida para ser servida durante toda a recepção aconselho um Prosecco, um Cava ou um Espumante nacional, que têm como semelhança o tipo Brut (seco). Uma opção bem mais acessível são os Lambruscos, que são vinhos frisantes italianos e têm em média 7,5% de teor alcoólico, são mais adocicados e extremamente leves. O Espumante e o Lambrusco, além de elegantes, têm o intuito de abrir o apetite dos convidados. O  termo que os sommeliers usam é " limpar a boca" para a futura refeição.

- É recomendável oferecer quantos tipos de bebidas diferentes em um casamento?

Na grande maioria dos casamentos serve-se apenas um Espumante ou o Lambrusco, mas, dependendo do orçamento dos noivos, aconselha-se servir um vinho tinto (no momento em que é servido a carne ou uma massa com molho mais forte) e, dependendo do menu, um vinho branco (para carnes brancas e frutos do mar em geral).

- Existe uma quantidade ideal por convidado?


Para os Espumantes aconselhamos 1 garrafa para 3 pessoas. O Lambrusco, por ser mais fraco e fácil de tomar, é uma garrafa para 2 pessoas. Já para os vinhos tintos, 1 garrafa para 5 convidados. O mais importante, porém, é analisar o perfil dos convidados, o que pode alterar bruscamente a regra acima.

- O que é levado em consideração quando os noivos vão escolher as bebidas do casamento?


O tipo de festa, o horário e o orçamento dos noivos são requisitos essenciais para a escolha de qualquer item do casamento, e para as bebidas não é diferente. Por exemplo, em uma recepcão Bolo com "Champagne" deve-se usar obrigatoriamente um Espumante do tipo Moscatel. O horário também influencia bastante, afinal, em um brunch não será nem cogitado um vinho tinto.  E, por fim, temos o quesito orçamento, que acaba sendo a regra de desempate, pois no mercado há diversas opções. O que diferenciará é quanto os noivos estão dispostos a investir em bebidas. A preferência dos noivos é na maioria das vezes um impasse, pois as mulheres tendem a gostar mais das bebidas doces e os homens das secas, mas sempre aconselhamos a pensar no perfil dos convidados e na boa harmonização entre bebida e comida.
Hoje, o Pavanelli trabalha com atendimento personalizado para casamentos e festas em geral, justamente para auxiliarmos os noivos a adquirirem a bebida com todas as suas exigências.


- Ultimamente, qual tem sido o vinho mais vendido pelo Pavanelli para essas ocasiões?
O Prosecco Contessa Di Carole é o espumante mais vendido para casamentos e festas em geral. Entretanto, há divesas bebidas que se adequam ao gosto e ao orçamento dos noivos. Temos como novidade a Espumante Hórus (nas versões Brut, Demi Sec e Moscatel) que está agradando demais os nossos clientes.


- O Pavanelli existe há quantos anos? 

 O Pavanelli existe há mais de 50 anos. Meu avô começou vendendo arroz e feijão no Mercado Municipal, os vinhos eram trazidos em pequenas quantidades. E quem tomava vinho há 50 anos atrás?! Inserimos em Piracicaba esta tradição e agora além da loja, que conta com mais de 1.500 rótulos, temos um restaurante no mezanino.
 


Daniele Pavanelli finalizou a entrevista garantindo que Dionete Lemos é uma das maiores parceiras da loja, por ser muito responsável e dedicada. “É sempre uma honra trabalhar com ela”, completou.

A equipe de Dionete Lemos agradece a atenção da entrevistada e espera ter ajudado aqueles casais que buscam informações de qualidade para definir as bebidas que serão servidas em seu casamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário