quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Batizado: os ritos de cada religião

Na semana passada demos algumas dicas para realizar uma festa de batizado. Hoje, reunimos curiosidades sobre esta cerimônia nas diferentes religiões. Confira:

Católico


O primeiro dos sete sacramentos, celebra a entrada de cada pessoa na Igreja e, por isso, é realizado, em geral, logo nos primeiros meses de idade. Na cerimônia, o bebê fica no colo da madrinha, enquanto o padre derrama a água benta sobre sua cabeça e depois unge com óleo sagrado, simbolizando o renascimento da vida em Cristo. Ao lado, o padrinho segura uma vela acesa (o Círio Pascal), outro símbolo do ritual.


Depois, o casal escolhido para batizar a criança, junto com os pais, lê os votos de profissão de fé. Eles devem ser batizados, ter feito a primeira comunhão e participar de um curso preparatório na Igreja.


Protestante


Muito semelhante ao rito católico, presbiterianos, luteranos e metodistas também fazem o batismo com a água benta sobre a cabeça da criança. Durante a cerimônia, diante do pastor, pais e padrinhos renovam os votos de fé e assumem compromissos de educação religiosa com a criança. Na Igreja Batista, o batismo é feito por imersão em crianças acima de 12 anos.


Judaico


Chama-se Brit Milah a cerimônia que comemora o nascimento de mais um menino e quando se faz a circuncisão – corte do prepúcio. É marcada para o oitavo dia de vida, depois que a circulação do sangue já está mais estabelecida, para evitar riscos no ato cirúrgico.


Na festa, com orações e uma mesa farta, os pais apresentam à comunidade o recém-chegado. No caso da filha mulher, o pai a leva à sinagoga, na primeira semana de vida, para receber uma benção e o nome judaico.


Evangélico


O batismo é comunitário e por imersão. Acontece aos sete, oito anos, quando a criança já tem consciência do significado da religião e depois de fazer o curso preparatório. No batistério, cheio de água benta, entram o pastor e todos os que serão batizados no dia. O traje é um roupão, normalmente branco ou bege, a critério de cada templo.


Depois da cerimônia, que tal reunir familiares e amigos em uma super festa? Como lembrancinha para os convidados, uma ótima ideia é distribuir balas de amêndoas embaladas em sacos de filó, com o nome do bebê. Os bem-batizados também têm feito sucesso! Use a criativdade e capriche na hora de celebrar esta ocasião especial!

 Com informações Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário