quinta-feira, 3 de março de 2011

Da tradicional à atual festa de 15 anos

As festas de debutantes, há um bom tempo, não têm mais a função de apresentar a menina de 15 anos à sociedade. No entanto, algumas moças e familiares ainda fazem questão de um grande evento, com troca de roupa, valsa e vídeos com cenas da infância, ainda que representando a minoria.

Dionete Lemos, cerimonialista, confessa que as festas tradicionais de 15 anos estão mesmo ficando para trás. “Hoje a debutante quer uma festa voltada para "balada", muita música, pouca comida e bebida para os maiores de idade”.

A cerimonialista explica que a tradição da festa de debutantes vem do período em que, aos 15 anos, as meninas usavam seu primeiro vestido longo e seu primeiro salto alto. Essa troca de roupa e sapato simbolizava a apresentação da moça à sociedade.

Atualmente, aos 15 anos, as garotas vão para a "balada", têm muitos amigos, algumas namoram e frequentam grandes festas (onde já vão com vestido longo e salto alto).

Isso não significa que a data não mereça uma super comemoração, que conte, inclusive, com a ajuda de uma cerimonialista. A diferença está nas prioridades da festa: a escolha de uma boa banda ou DJ, um bom cardápio e bebidas que agradem os diferentes tipos de convidados.

Uma profissional pode ainda orientar quanto à decoração e dar dicas de brindes que são entregues para agitar a festa.

“Qualquer idade merece comemoração. Aliás, as festas de aniversário, independente da idade, estão sempre em alta”, finaliza Dionete. 



Tradicional festa de debutante tinha o intuito de apresentar a menina à sociedade

Hoje a debutante prefere uma festa mais voltada para uma "balada"


Nenhum comentário:

Postar um comentário